EUA dizem ter apreendido dois navios petroleiros
Nesta quarta-feira (7/1) que apreenderam dois navios petroleiros ligados à Venezuela.
Embarcações da chamada "frota fantasma" em uma operação "meticulosamente coordenada", disse a secretária de Segurança Interna do país, Kristi Noem.
Enquanto o outro se encontrava em águas internacionais próximas ao Caribe. As operações ocorreram com poucas horas de diferença, acrescentou.
Pela última vez na Venezuela ou estavam a caminho do país", segundo Noem.
Chama Marinera a embarcação se chamava anteriormente Bella 1, mas teve seu nome alterado — e tinha "permissão temporária" para navegar com bandeira da Rússia desde 24 de dezembro, segundo o governo russo.
Venezuelano, e acredita-se que navegou com bandeira da Guiana, antes de mudar para a russa.
Porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que a embarcação era "um navio da frota fantasma venezuelana que transportou petróleo sancionado" e foi "considerado sem bandeira após hastear uma bandeira falsa".
Esclarecimentos sobre a afirmação de que o navio era "sem bandeira", mas não teve resposta.
Marítimo, mostrou que o status da bandeira do navio que não é um registro legal, mas inserido manualmente pelo operador ou pela tripulação foi alterado para Rússia em 4 de janeiro.
Evadir a Guarda Costeira há semanas", disse Kristi Noem.
Petroleiro com dados de monitoramento remoto. A embarcação estava a cerca de 200 km ao sul da Islândia quando foi apreendida.
Relatos de que ele estaria vazio no momento.
Com bandeira russa contou também com o apoio das Forças Armadas britânicas.
Eixo russo-iraniano de evasão de sanções que está alimentando terrorismo, conflito e miséria do Oriente Médio até a Ucrânia", disse o comunicado do governo do Reino Unido.

Comentários
Postar um comentário