Seu psicólogo pode estar usando IA
Uma boa ideia por uma série de motivos, como muitos especialistas têm alertado.
Usar inteligência artificial generativa, como ChatGPT e Gemini, para auxiliar em suas tarefas, seja para transcrição de sessões ou até discutir casos?
Profissionais. Há ferramentas para transcrição de sessões, sugestões de análise técnica, evolução do paciente, supervisão e sugestões de abordagens.
Resumo de sessão?", diz o anúncio de uma dessas ferramentas, no Instagram, a PsicoAI.
Automatização de relatórios e laudos, criação de página de divulgação personalizada e até "sugestões de intervenção baseadas nos principais autores de cada abordagem terapêutica.
Tecnologias não devem substituir os profissionais, mas apoiá-los.
Procurou 50 psicólogos nas redes sociais e questionou se eles fazem uso de algum tipo de IA no trabalho.
Fazem uso da tecnologia para tarefas como transcrições de sessões de terapia e resumos.
Cotidiano em múltiplos contextos de atuação" e ressaltou a necessidade da supervisão crítica e discernimento ético, mas sem restrições específicas. E diz que cabe a cada profissional a avaliação de limites e riscos dessas ferramentas.
Avaliação neuropsicológica. Seu trabalho envolve realizar longas entrevistas com pacientes, coletar dados e depois produzir laudos técnicos com essas informações.
Yransformar anotações em um documento técnico para um estagiário. Mas logo percebeu que os textos chegavam sempre com um mesmo padrão, "pouco humanizados" e, ao questioná-lo, descobriu que ele estava usando o ChatGPT para a tarefa.
Descrição dos dados, objetivo da avaliação, testes que foram aplicados. É um esqueleto técnico", explica.
Fez alguns cursos e então incorporou algumas dessas ferramentas em parte de suas tarefas.

Comentários
Postar um comentário