A escalada da tensão entre Venezuela e EUA dia a dia bombardeios no Caribe
Começo deste ano nos Estados Unidos marcou uma escalada nas tensões militares com a Venezuela.
Como grupos terroristas. Isso abriu caminho para deportações nos EUA de dezenas de venezuelanos — que foram acusados pelo governo americano de integrarem esses grupos. As deportações acabaram suspensas por uma decisão da Justiça americana.
Informações que levassem à prisão do presidente Nicolás Maduro; e começaram a enviar navios, jatos e um submarino nuclear ao mar do Caribe.
Atacar barcos no Caribe e no Pacífico. O governo americano diz que as embarcações estavam transportando drogas da América do Sul para os EUA.
Telefônicas entre Trump e Maduro com um ultimato do governo americano para que o venezuelano deixe o país. Os EUA também autorizaram operações especiais da agência de inteligência CIA na Venezuela e ameaçaram realizar uma ação terrestre no país.
Organizações criminosas como grupos terroristas. Entre elas está o venezuelano Tren de Araguas.
16 de março
Acusados de participar do Tren de Aragua. Eles foram enviados por avião a El Salvador, cujo governo teria recebido pagamentos para manter os venezuelanos em suas prisões.
Estados Unidos ordenou que o governo do presidente Donald Trump suspendesse a deportação de venezuelanos com base em uma lei de guerra do século 18.
18 de julho
Realizaram uma troca de prisioneiros com a mediação do presidente de El Salvador, Nayib Bukele.
Haviam sido deportados dos Estados Unidos em março e estavam no Centro de Confinamento de Terroristas (Cecot), uma prisão de segurança máxima em El Salvador, foram enviados à Venezuela.
Libertou dez cidadãos americanos detidos na Venezuela e um número não especificado de venezuelanos que Washington considera presos políticos.

Comentários
Postar um comentário