EUA ajudaram a criar o programa nuclear do Irã

 EUA ajudaram a criar o programa nuclear

Sim, é verdade. Os Estados Unidos desempenharam um papel importante nos primeiros passos do programa nuclear do Irã há mais de meio século, durante o reinado do xá Mohammad Reza Pahlavi.

Contexto histórico
Durante a década de 1950 e principalmente nos anos 1960 e 1970, o Irã era um aliado próximo dos EUA no Oriente Médio. O país fazia parte da estratégia americana de contenção da União Soviética durante a Guerra Fria.

Átomos para a Paz
Em 1957, os EUA e o Irã assinaram um acordo de cooperação nuclear civil como parte do programa americano chamado "Átomos para a Paz" ("Atoms for Peace"), criado pelo presidente Dwight D. Eisenhower. O objetivo do programa era promover o uso pacífico da energia nuclear e conter sua proliferação militar, oferecendo assistência técnica e material a aliados.

Desenvolvimento inicial
Em 1967, os EUA ajudaram a instalar o Reator de Pesquisa de Teerã (TRR), de 5 megawatts, no Centro de Pesquisa Nuclear de Teerã.

Também forneceram combustível nuclear enriquecido a 93%, o mesmo grau usado em armas nucleares.

O Irã, sob o xá, tinha planos ambiciosos para desenvolver uma indústria nuclear civil e planejava construir até 23 reatores nucleares até o ano 2000.

Mudança de cenário
Tudo mudou com a Revolução Islâmica de 1979, que derrubou o xá e levou ao poder o aiatolá Ruhollah Khomeini. As relações entre o Irã e os EUA se deterioraram drasticamente após a crise dos reféns na embaixada americana em Teerã. A cooperação nuclear foi suspensa, e os EUA passaram a se opor ao programa iraniano, alegando riscos de proliferação de armas nucleares.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitologia Egípcia