Sim. O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026. Ele afirmou que deixará a liderança do Partido Trabalhista e permanecerá como primeiro-ministro interino até que um novo líder seja escolhido nas próximas semanas.
A decisão ocorre após meses de pressão interna dentro do Partido Trabalhista, queda de popularidade do governo e resultados eleitorais considerados decepcionantes para o partido. Diversos parlamentares e membros do gabinete vinham defendendo uma transição de liderança.
O nome mais cotado para sucedê-lo é Andy Burnham, ex-prefeito da Grande Manchester e recém-eleito deputado por Makerfield. O apoio público de figuras importantes do partido, como Wes Streeting, aumentou as chances de uma transição relativamente rápida.
O que acontece agora?
Starmer continuará no cargo temporariamente.
O Partido Trabalhista iniciará o processo para escolher um novo líder.
Se Burnham confirmar o favoritismo, ele poderá assumir o governo já em julho.
Contexto
Starmer chegou ao poder após a vitória esmagadora dos trabalhistas nas eleições gerais de 2024, encerrando 14 anos de governos conservadores. No entanto, seu governo enfrentou crescente insatisfação popular, disputas internas e o crescimento do partido Reform UK, liderado por Nigel Farage.
Se desejar, posso também explicar quais são as implicações dessa renúncia para a política britânica, para a OTAN e para as relações do Reino Unido com a União Europeia e os Estados Unidos.

Postar um comentário