Bolsonaro na Papuda? Governo do DF pede avaliação médica

 

Sim — há notícias recentes de que o Governo do Distrito Federal (GDF) pediu ao STF uma avaliação médica de Jair Bolsonaro para verificar se ele tem condições de cumprir pena no presídio da Papuda. 

Aqui vai o que se sabe até agora:

O que foi pedido

A Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF) enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes (STF), solicitando que Bolsonaro passe por uma avaliação médica especializada. 

O objetivo é verificar se o quadro clínico dele é compatível com a assistência médica e nutricional oferecida no Complexo Penitenciário da Papuda. 

O pedido ressalta que Bolsonaro já passou por cirurgias abdominais e que houve uma escolta emergencial para hospital em setembro de 2025. 

Por que está acontecendo agora

O ofício foi enviado no dia 3 de novembro de 2025. 

A motivação é a proximidade do julgamento de recursos no STF relativos à condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado (“trama golpista”) — embargos de declaração que começarão em 7 de novembro. 

Caso os recursos sejam rejeitados, existe a possibilidade de ele começar a cumprir pena em regime fechado, e a Papuda está entre os locais possíveis de cumprimento. 

Situação legal e implicações

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado / conspiração após as eleições de 2022. 

O regime inicial da pena é fechado. 

O local definitivo para início do cumprimento da pena será definido após julgamento dos recursos / embargos de declaração. 

A avaliação médica pode influenciar se ele será colocado na Papuda ou se haverá alguma mudança no regime de custódia por razões de saúde. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

General confirma que escreveu plano para matar Lula e Moraes

Mitologia Egípcia